.

"...Somos um grupo, temos uma história, queremos um destino..."

CONSELHOS PRÁTICOS

 
 
 
As latrinas são algumas das mais importantes instalações de um acampamento. Tem gente que não se habitua a evacuar na falta de um banheiro, ou de uma sanita onde sentar, praticamente os inibe de evacuar, por dois ou três dias seguidos, ou o tempo que durar um acampamento.
É uma inibição psicológica, talvez por excesso de civilização. Evacuar não tem mistério nenhum, mas a situação pode até parecer cómica para veteranos (que não levam desaforos pra casa), acostumados a pegar o rolo de papel nas suas mochilas, afastar-se com a maior naturalidade, cavar um buraco, agachar-se e logo resolver o caso.
Esta situação pode ser ultrapassada quando são construídas latrinas de campo. Estas possuem medidas aconselháveis para sua construção, uso e término de sua utilização, visando segurança, higiene e mínimo impacto.
Devem haver construções separadas para dejetos sólidos (fezes) e líquidos (urina), pois ambos juntos dificultam a decomposição. Tornar e garantir a rápida decomposição dos dejetos evita e muito o risco de dispersão por contaminação no caso de bactérias patogénicas.
Local:
·         pré-estabelecido pelo grupo (demarcar a região);
·         100 metros ou mais do acampamento;
·         levar em conta a direção do vento.

Construção, uso e término da latrina:
·         Cavar uma vala com 60 cm de profundidade, 1 metro de comprimento e 30/40 cm de largura;
·         a fim de se evitar constrangimentos e obter privacidade improvisa-se um cercado de lona ou plástico preto. Deve começar ao chão e ir até 1,80m.
·         a terra retirada deve ser amontoada atrás da vala, e uma pá fica a disposição para colocar terra na vala após o uso;
·         cada vez que usar a latrina reponha a terra retirada do buraco e compacte o solo com o pé;é colocada uma camada de terra.;
·         tampe o buraco quando terminar o acampamento
·         Pode ainda ser improvisado estruturas para colocar o rolo de papel higiênico, lavabos, bem como para apoiar-se. Não é aceitável enterrar o papel higiénico, pois é um elemento externo que demora para se decompor, e muito menos atear fogo, até porque queimar um papel húmido ou sujo é difícil e um tanto nojento, além do perigo de desencadear um incêndio. Ecologicamente correcto é armazenar o papel dentro de um saco plástico, de preferência escuro, bem fechado, o mesmo deverá ser empregado para absorvente feminino, restos de curativos e lenços de papel. Este método não ocupa espaço e peso adicional (insignificante). A natureza e as futuras gerações agradecem.
·         Deverá haver também um mictório, que se faz escavando um buraco, enchendo-o de pedras até o meio, facilitando assim o escoamento da urina.


COMO FAZER UM ORIGAMI 

Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

Com certeza já aprendestes alguma vez a fazer aviao de papel, barco, flor, etc. Entao, confere abaixo mais algumas formas de origamis.

Dicas gerais para um bom Origami

Faz as dobras em uma superfície lisa, plana, sólida e bem iluminada;
Utiliza papel fino se for iniciante nessa arte ou se for fazer um modelo com muitas dobras;
Evita usar papéis caros no começo se ainda fores iniciante;
Mantem as mãos limpas para não sujar o seu origami;
Antes de começares a dobrar, vê se conheces todos os símbolos das instruções, se não conheceres algum, aprende antes;
Segue corretamente as medidas sempre que elas existirem;
Acentua os vincos das dobras passando a unha sobre elas;
Segue o passo-a-passo à risca;
Não tenhas pressa para terminar, a paciência é muito importante para fazer um origami, principalmente se essa for a tua primeira vez;
Caso te percas na ordem das instruções, não se desesperes! Compara o que fez com a figura ilustrativa, se necessário, recomeça;
Pratica várias vezes o mesmo modelo. Não te esqueças de que a prática é o que leva à perfeição;
Se estiveres cansado ou não conseguir seguires o passo-a-passo, faz uma pausa, não tentes fazer por teimosia.
Boas dobras!













O Cancro da Pele é o mais frequente de todos os cancros e é causado na sua maioria (90% dos casos) pelo sol (raios ultravioletas). Mas os mesmos podem ser prevenidos.

Em ocasiões formais, casamentos, galas ou até mesmo no dia-dia, a gravata é um item importante no traje masculino. Fica a dica também para as noivas, futuras esposas que podem ajudar a dar um toque final no look do maridão. Afinal, um mimo nunca é demais, certo? 

1. Nó Clássico: é o nó mais gordo de todos, e é utilizado em camisas que têm colarinhos largos ou onde a distância entre as duas pontas é grande ou, ainda, em gravata de tecidos mais leves. Como fazer:
2. Nó Semi-Clássico: nó usado em camisas com colarinho padrão, adequado para gravatas de seda ou outro tecido mais leve. Como fazer: 



3. Nó Esportivo: utilizado para camisas com colarinhos mais estreitos e golas pouco pontudas, para um visual mais descontraído.


Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISAR

Visualizações de página