.

"...Somos um grupo, temos uma história, queremos um destino..."

ECOS DO AGRUPAMENTO






VENDAS DE MATERIAS/ARTIGOS ESCUTISTAS E NÃO SÓ. 
EXPOSIÇÃO DE ARTIGOS, EVENTOS E OUTROS.
DAS 8H00 ÀS 16H00 NO BAIRRO MARTIRES DE KIFANGONDO, RUA 12
NO AGRUPAMENTO Nº 14 - SÃO FRANCISCO XAVIER.

OBJECTIVOS: 
  • COMEMORAR OS 18 ANOS DO AGRUPAMENTO;
  • CRIAR UM AMBIENTE FORMATIVO, INFORMATIVO E NÃO SÓ, ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO E VENDA DE ARTIGOS;
  • INCENTIVAR  NA COMUNIDADE , EVENTOS DESTE GENERO (ALDEIA GLOBAL);

A ALDEIA GLOBAL ESCUTISTA, É UM EVENTO QUE TEVE INICIO NO DIA 3 DE JULHO E TERMINA NO DIA 17 DE JULHO. É UMA ACTIVIDADE QUE ESTA ENQUADRADA NAS FESTIVIDADES DO AGRUPAMENTO Nº 14 - SÃO FRANCISCO XAVIER, EM ALUSÃO AO SEU 18º ANIVERSARIO (25 DE JULHO DE 1993 - 25 DE JULHO DE 2011).

O EVENTO CONTA COM A PRESENÇA DE VARIOS EXPOSITORES, COMO: ODEBRECHT(AREA SOCIAL);  EMPRESA VISTA (ELISAL); HORIZONTE ZINGA MBANDE; MAYAMBA EDITORA;TEXTO EDITORA; ZAP; JUNTA CENTRAL; JUNTA REGIONAL DE LUANDA; JUNTA DO NÚCLEO 3; AGRUPAMENTOS: 1, 8, 10, 173, 15, 18, 160, 163; COLECTIVO DE ARTE TATA YETU; RESTAURANTE SCOUT E CANTINA SCOUT; CENTRO DE MEDICINA ALTERNATIVA SÃO FRANCISCO XAVIER; FUNDAÇÃO ARTE E CULTURAL; KANDEGUES UNIDOS E SEUS PARCEIROS; VENDA E SESSÃO DE AUTOGRAFOS DAS CONCHINHAS DO MAR; VENDA DAS OBRAS DO ESCRITOR PENELAS SANTANA (QUANDO O ALDUTERIO É SINONIMO DE AMOR E O MUNDO NÃO DESABA QUANDO TERMINA UMA RELAÇÃO); IRMÃS REPARADORAS; ACOLITOS DE SÃO FRANCICO XAVIER; CATEQUISTAS DE SÃO FRANCISCO XAVIER E OUTROS. 
PARA OS ESCUTEIROS TEMOS A VENDA: UNIFORME, CINTOS, JARRATEIAS, INSIGNIAS, ABAS, CAMISOLAS DE CAMPO (QUE TAB PODEM SER PERSONALIZADAS POR ENCOMENDA), CHAPEUS, ANILHAS, TENDAS E OUTROS ARTIGOS..

SE TIVERES INTERESSADO EM EXPOR OU VENDER OS SEUS PRODUTOS CONTACTA-NOS ATRAVÉS DO TERMINAL 912 301 792- Abilia ou 924 357 500 - Alcides, (não necesita pagar nenhuma taxa)

APARECE PORQUE CONTAMOS COM A TUA PRESENÇA, PORQUE IRÁS GOSTAR DE VISITAR A NOSSA ALDEIA. NÃO TE PREOCUPES QUE TEMOS O RESTAURANTE SCOUT A TUA DISPOSIÇÃO COM UM BOM CARDAPIO E AINDA A SALA MULTIMÉDIA COM MUITOS JOGOS (PC, PLAYSTASION, MATRAQUILOS E OUTROS); INTERNET PARA ACESSAR OS TEUS E-MAILS E FACEBOOK. E AINDA AINDA PODERAS SE INFORMAR DOS ARTIGOS E SEUS RESPECTIVOS PREÇOS A PARTIR DA INTERNET NO MESMO DIA, NOS ENDEREÇOS:E-MAIL:
Facebook: Agrupamento XIV
Windows Live Messenger: agrupamento_14@hotmail.com
Skype: Agrupamento14

NÃO TE ESQUEÇAS QUE NESTE DIA AS 14H IREMOS REALIZAR O SORTEIO, COMPRA JA O TEU CUPON E HABILITA-TE A GANHAR: UM COMPUTADOR, TV, MAQUINA DE LAVAR, MICROONDAS, TOSTADEIRA, MOCHILAS, LIVROS E OUTROS ARTIGOS (PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE O EVENTO DO GRANDE SORTEIO).

ATENÇÃO: JA NÃO PASSASTES NO DIA 3 DE jULHO, VISITA-NOS NO DIA 10 DE JULHO, DAS 9H AS 17H.









Na passada sexta, 15 de Abril, Séniores, Caminheiros e Dirigentes encontraram-se em Vigília, na Sede Paroquial, em alusão ao período quaresmal que a Igreja vive.

Durante 4 horas, sob orientação dos Candidatos à Dirigente e também Catequistas, Jurelma Furtado e Mucosso Francisco, os escuteiros aí presentes puderam recolher-se em reflexão, num misto de oração e louvor.

Fez parte da dinâmica a participação na Via Sacra paroquial bem como na Missa. A posterior fez-se a reza do terço meditado (mistérios dolorosos).

Já no momento penitencial, intercalado com cânticos e trechos bíblicos oportunos, o Catequista Mucosso no seu jeito apelativo, levou os presentes a um profundo exame de consciência.

Em resposta, seguiu-se o momento de orações espontâneas, onde cada um expressou o seu agradecimento à Deus, suplicou perdão pelas faltas e invocou a intervenção de Deus...

A Vigilia foi bem aproveitado pelos participantes, sobretudo numa fase em que a Igreja assinala o fim do período quaresmal e consequentemente às portas da Semana Santa - Paixão e Morte de Cristo.

A actividade teve o acompanhamento do Vigário Paroquial e também Dirigente, Padre Sebastião Martins.


No dia 13 de Março do corrente ano, Dirigentes, Candidatos a Dirigentes e a Comissão de Pais do Agrupamento realizaram o Retiro Quaresmal, onde participaram também os responsáveis (coordenadores, vice-coordenadores e Secretários) dos grupos pastorais da Sede Paroquial, ou seja os membros do CGC – Comissão de Gestão do Centro.
A reflexão teve lugar na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Precol, onde estiveram presentes também os Leitores da mesma Paróquia e ainda o Grupo de Casais da Paroquia da Nazaré.

O retiro teve início às 10 horas com a participação na Missa, celebrada pelo Pe. Adelino Moma. Após a missa nos foi apresentada a Paróquia e posteriormente demos inicio à reflexão, orientada pelo Pe. Rufino Tchitue, Assistente Regional e Pároco da Paróquia anfitriã.
Com este retiro proporcionamos aos adultos (dirigentes) momentos de meditação para depois saberem dirigir os jovens (escuteiros) e orienta-los melhor nesta quaresma para assim festejarmos dignamente a Pascoa.
O mesmo foi bem aproveitado pelos participantes, sobretudo num dia em que a Igreja assinalava o Iº Domingo da Quaresma, depois do seu inicio no dia 9 de Março na Quarta Feira de Cinzas.
Desejo a todos uma santa Quaresma.
Dirigente Alcides S2


No passado dia 08 de Março, pelas 16h00, na sala 14 da Sede Paroquial, realizou-se o Seminário sobre Planificação e Gestão de Acampamentos. O mesmo teve como objectivo capacitar os presentes e levà-los a reflexão e analise do que se tem realizado e consequentemente estudar vias pra se fazer melhor.
O evento teve como prelector o Chefe de Agrupamento, Alcides Sebastião, e contou com a participação dos Dirigentes, Candidatos, Chefes de Equipa, Guias de Patrulha e Membros das Comissões Organizativas de Acampamentos.
No uso da palavra, o prelector, no seu jeito claro e preciso, levou os presentes a uma séria análise da temática em abordagem, destacando que "o sucesso de um acampamento está na sua boa planificação e na boa gestão (antes, durante e depois) dos recurso humanos, materias e financeiros”.
Depois da exposição ilustrativa do tema, contributos não faltaram por parte dos participantes. Temáticas como: animações em acampamentos, tipos de acampamentos, confecção dos alimentos, papel das Comissões de Trabalhos, Programa e respectivo cumprimento… foram alvos de debates, o que levou a maior enriquecimento do Seminário.
Findo o evento, recomendações do Chefe de Agrupamento não faltaram no sentido de revermos as políticas de gestão e planificação de acampamentos por nós realizados. E claro, a importância em pesquisarmos mais pois a exposição por si feita não teve como objectivo esgotar todo o assunto, mas proporcionar algumas orientações seguras que adicionadas a  criatividade e imaginação de cada, servirão como base para a realização de acampamentos frutíferos.
Bem haja!!!! 


No passado dia 13 de Fevereiro, pelas 16h00 realizou-se a Abertura do Ano Escutista no Agrupamento. A cerimónia que marcava o inicio das actividades para este ano serviu ainda  para apresentação do Programa e Plano de Acção 2011 aos presentes. 
O evento contou com a cobertura televisiva (canal 1) e estiveram presentes representantes da Junta Regional de Luanda, Núcleo III, Agrupamentos convidados, Assistente do Agrupamento, Encarregados de Educação, Membros da Comunidade Paroquial, Comissão de Moradores do Mártires de Kifangondo, dentre outros.
Os mesmos puderam presenciar a Partida de 15 Caminheiros e a Cerimónia de Passagem de Secção. Esta cerimónia, que marca a passagem dos elementos que atingem a idade limite dentro da sua Secção para a Secção seguinte, decorreu com muita alegria e alguma descontracção, mas sem deixar de ser um momento marcante no percurso escutista dos 10 Lobitos que passaram para os Exploradores Juniores, dos 15 Exploradores Juniores que passaram para os Exploradores Seniores e dos 20 Exploradores Séniores que passaram para o Clã.



O momento mais alto da tarde foi a "Gala Getscout" onde foi feita a ourtoga de Diplomas de Mérito aos escuteiros que se destacaram durante o ano transacto  (confere abaixo).
A cerimonia foi ainda marcada por muita animação, à cargo das Secções onde os petizes mostraram que não são leigos no mundo da arte. Mas quem arrancou largas gargalhadas dos presentes foi o Colectivo de Artes Tata Yetu, no seu modo peculiar. 
Aos elementos que passaram de Secção deixamos o nosso voto de felicidades, neste novo desafio que a vida escutista lhes proporciona, na certeza de que o caminho se faz caminhando e de que esta nova situação é mais uma oportunidade de crescimento.
Aos que foram agraciados com Diplomas de Mérito os encorajamos a permanecerem na senda daquilo que são os ideiais de BP.


Bem haja!!!!







 




























No dia 22 de Janeiro pelas 14h35 realizou-se o Iº Conselho do Agrupamento com o objectivo de determinar as acções e estratégias de trabalho para o ano 2011.

Sob a égide da Direcção do Agrupamento (Chefe, Chefe Adjunto, Secretários Administrativos e Financeiro) contou com a participação de todos dirigentes, candidatos e aspirantes a dirigentes, 3 caminheiros de cada clã, Guia dos Guias da IIIª Secção. Contou ainda com uma Equipa de Secretariado e Apoio Geral.

O conselho teve como agenda de trabalho:
  1. Balanço do ano 2010
  2. Tomada de posse do Chefe de Agrupamento
  3. Plano anual 2011
  4. Sistema de Progresso
  5. Área administrativa, Financeira e outros sectores/Comissões de trabalho do agrupamento
  6. Politica de gestão do efectivo do censo 2011
  7. Projectos 2011




Um dos pontos mais altos do evento foi a votação fechada dos Coordenadores das Actividades do presente ano, bem como do local e data para o Acaloc 2012. Acompanha abaixo todos os pormenores: 
COORDENADORES ACTIVIDADES 2011




 
LOCAL E DATA ACALOC 2012


NOTICIAS DA DIÁSPORA (IR. CELESTINO)

Caros escuteiros do Agrupamento XIV São Francisco Xavier,
Saudações na estima e votos de saúde e bom trabalho apartir das terras do cacau, terras do rei Drogba. 

Aproveito a oportunidade para felicitar-vos pelo vosso primeiro Conselho de Agrupamento do ano em curso. Quero crer ter sido um exercício benéfico para a vida do Agrupamento. Continuai a trabalhar em prol da humanidade.  

Tenho saudades destas reuniões que duram quase dias. Mas o mais importante são os frutos aí produzidos. Agradeço de uma maneira particular ao chefe Alcides que me enviou a programação do acima referido Conselho e ao chefe OVELHA PERDIDA por me ter enviado as DICAS & DICAS ou seja, o respaldo do Conselho. Os bifes nao param!!!  E essa, de os caminheiros exonerarem Dirigentes?!... Só mesmo no XIV. Nada me surpreende...! Depois de ter assistido no ano passado, no ACALOC em Benguela, a uma séria  discussão entre a lobita Jade e o chefe Nando, é caso para dizer que no XIV tudo pode acontecer. O chefe Nando era o chefe de campo e só não se demitiu depois dessa discussão porque teve muito apoio do chefe Alcides que anda vacinado contra todo tipo de reacções de escuteiros.
Por cá menos mal e a vida humana, a possivel por estas terras, está a se recompor. Mal começamos as actividades escutistas no "meu agrupamento" começou a crise politica. E como se não bastasse, o meu agrupamento está situado no municipio mais problemático de Abidjan. É como o nosso Cazenga. 

Tínhamos preconizado um acampamento de fim de ano mas foi abortado, exactamente, por causa da crise pós eleitoral. A situação continua tensa mas os nossos rostos já podem erradiar alguma alegria, porque o futuro ainda se mostra aberto e por isso carregado de possibilidades e aqui a esperança renova-se e a esperança é uma fonte de sobrevivência. 
Hoje, dia 23 de Janeiro de 2011, realizamos a primeira  cerimónia do ano 2011. Refiro-me a cerimónia de passagem de uma Unidade à outra. A cerimónia foi muito simples. Nao tem nada a ver com as do XIV todas elas solenes. Mas foi bom ver. Como ja deveis saber, sou o Assistente de Agrupamento ao mesmo tempo que trabalho com o Clã. O nosso clã é composto de 20 caminheiros. Neste mesmo dia formamos o bureau de organização do Jamboree que tera lugar em Abidjan no mês de Agosto. Sim, jamboree!... pela primeira vez que ouvi que em 2011 haveria um jamboree na Costa do Marfim julguei que eles tivessem redondamente enganados, mas não! É uma questao de linguagem. Ao que nós chamamos acampamento nacional, eles chamam jamboree. Está tudo explicado. O bureau a nivel do meu agrupamento tem por presidente o Padre Celestino Epalanga, SJ. Sim, entre vós sou conhecido por Irmão Celestino, mas aqui sou o Padre Celestino Epalanga. Estou a habituar-me a essas coisas.
O grande desafio é poder reunir tudo que seja necessário para o tal jamboree. Terei que envidar esforcos para ver se conseguimos levar alguns escuteiros a este acampamento. A pobreza é a nossa maior inimiga. Depois estou muito limitado, pois nao tenho onde bater portas. Contudo, quando vier a Luanda, procurarei mendigar para o efeito.
Acho que ja violei as regras cibernéticas, segundo as quais,  um email deve ser breve e objectivo. Mas as saudades e o desejo de partilhar não me permitiram ser fiel.
Com muita amizade,
 -- 
CELESTINO EPALANGA,SJ
INSTITUT DE THEOLOGIE DE LA COMPAGNIE DE JESUS
COCODY II PLATEAUX
27 PB 884 ABIDJAN 27 COTE D'IVOIRE
Cel: + 225 57 02 72 93
Phone: 22503742


O Ano Escutista 2010 lá se foi, surgindo um novo ano escutista – 2011. 

Em jeito de balanço do ano transacto e com vista a planificação do presente ano, nos dias 15 e 16 de Janeiro, as Secções reuniram-se em Conselho antevendo assim o Conselho do Agrupamento nos próximos dias.









Durante os Conselhos não faltou a avaliação do ano passado e consequentemente o compromisso de melhorar este ano. Teve ainda como destaque a revisão daquilo que  são prioridades para cada Secção, tendo em conta o Plano de Acção do Agrupamento.

A grande novidade resultante destes Conselhos foi a permanência de 2 clãs no Agrupamento e a divisão da IIIª Secção devido o numero de efectivos no Censo tendo em conta as orientações metodológicas.

Diante disso vê-se o crescimento quantitativo do Agrupamento, estando nas prioridades de qualquer secção o consequente crescimento qualitativo.


Bem haja!!!
Exp. Joel  e  Ernesto

1 comentário:

  1. a minha família fica bm nas fotos ya, vossa beleza é a minha família. Vocês já foram melhor qdo eu estava ai. Ivandra Coutinho " Poppy"

    ResponderEliminar

PESQUISAR

Visualizações de página