.

"...Somos um grupo, temos uma história, queremos um destino..."

... POR DENTRO ...



















No passado dia 27 de Fevereiro, respondendo a um convite do Agrupamento 18 “Cristo Rei” participamos de uma Troca de Experiência com o Agrupamento anfitrião e o Agrupamento 139 “S. Carlos Lwanga”.

A referida actividade teve como objectivo primordial o estreitar dos laços entre os mesmos Agrupamentos, e claro permitir um intercâmbio entre os presentes.

Eram por volta das 8h30 minutos, quando em fila indiana sob orientação dos dirigentes e candidatos nos dirigimos ao local da actividade - Paróquia do Cristo Rei.

Apesar do esforço não fomos a tempo de participarmos na Missa, conforme o programado, devido a Maratona Provincial de Atletas Para Olímpicos que se realizava na mesma data. Mas, tal facto não impediu que chegássemos motivados e ávidos de partilhar experiências com os nossos irmãos Escutas.

Dando seguimento ao programa, após a Missa, juntamo-nos, seguindo-se a apresentação de cada Secção feita pelos respectivos Chefes e posteriormente dos exploradores presentes com a "dinâmica do conhecimento".

Num clima ameno e numa clara demonstração da vivência do 4º artigo da Lei do Escuta fizemos a Troca de Experiências. Numa dinâmica de perguntas/respostas cada Agrupamento foi partilhando aspectos inerentes à sua dinâmica dentre os quais destacamos: dinâmicas e metodologia utilizadas na Secção, métodos para angariação de fundos, relação aspirantes/investidos, formação, actividades desenvolvidas, inserção na comunidade paroquial, aplicação do Sistema de Patrulha... 

Findo o diálogo, recolhemo-nos ao anfiteatro onde o Ch. Paím, no seu jeito peculiar,  brindou-nos com um cântico em alusão ao Padroeiro da Secção (S. Francisco Xavier) e nos apresentou a Vida do mesmo destacando os seus feitos, razão da sua escolha como Padroeiro dos Exploradores Séniores da AEA e importância em temo-lo como modelo enquanto sénior.




Estavamos já por volta das 13h30, quando o estomâgo deu-nos o sinal de que era chegada a hora de "matar a fome". Em Patrulha partilhamos o pouco que cada um trazia.




Após o almoço, nem mesmo o chuvisco e calor que começava a intensificar-se foi suficiente para nos travar no momento de animação. Apesar de limitada em espaço devido os chuviscos, pudemos trocar um pé de dança, e mostrar os dotes enquanto animadores escutistas num ambiente de som aparatoso e muita alegria proporcionada pelos anfitriões.  Foi uma verdadeira festa!!!

No meio de tanta animação reservamos momentos em que cada Agrupamento apresentou a sua Secção e respectivas Patrulhas. Com destaque às Patrulhas Touro e Tigre (Agrupamento 14), Puma e Tigre (Agrupamento 139) e, Puma e Leão (Agrupamento 18).


Já em momento de avaliação e depois de se ressaltar o sucesso da actividade os participantes foram agraciados com um brinde, o livro6 "Deus caminha com o seu povo" (textos chaves da Bíblia) e ainda um Diploma de Participação para cada Secção, uma gentileza do Agrupamento anfitrião (Agrup. 18).

Já a terminar, e com muita emoção própria de quem se despede de um ambiente fraterno, entoamos a Canção de Adeus, subtendendo a promessa ser o primeiro de muitos encontros do género.

Em suma, foi uma actividade fantástica devido a grande fraternidade que se viveu e o estreitamento de laços entre exploradores dos agrupamentos presentes. 

Bem haja IIIª Secção!  Bem haja Fraternidade Escutista!


O Ano de 2010 foi um ano de realizações para a Secção. Os factos falam por si! A confirmar a hegemonia fomos detentores de todas nomeações reservadas à Secção: Melhor Secção, Melhor Equipa de Animação e Secção mais criativa e dinâmica. Sem esquecer que o Melhor Chefe de Secção e Melhor Instrutor também saiu desta família.

Estamos todos de Parabéns, chegamos em 2011 com a concretização dos objectivos traçados. E fizémo-lo de uma forma espectacular, unidos, organizados, responsáveis,  optimistas e com verdadeiro espirito de Explorador.

Agora a responsabilidade é maior. Este ano devemos procurar fazer sempre mais… e melhor!!!





BRAVO... BRAVO... BRAVÍSSIMO...! 




Tendo em conta o número de efectivos inscritos no Censo 2011 e segundo o Regulamento Geral da AEA, artigo 170º, parágrafo 2 “Cada Grupo Sénior tem de 2 a 5 patrulhas” a IIIª Secção neste ano escutista comportará 2 grupos seniores (A e B) e obedecerá a estrutura abaixo:


.No passado dia 16 de Janeiro ano, pelas 09h00, no Pátio da Sede Paroquial, estivemos reunidos em Palesta. A mesma teve como tema "Reunião de Patrulha" visava por um lado levar os presentes a uma reflexão em torno da importância desta acção na vivência do Sistema de Patrulha e por outro destacar o papel de cada elemento no progresso da Patrulha.

Sob orientação do Chefe de Secção abordamos questões como: importância da reunião de Patrulha, estrutura de uma Reunião de Patrulha, Condução de uma reunião de patrulha, Papel de cada elemento na Reunião, dentre outras abordagens.

De toda conversa apurou-se a extrema importância da reunião de Patrulha uma vez que é ai onde tudo começa: os projectos, o espírito de Patrulha, a entrega ao serviço, enfim... um leque de condições que permitem o funcionamento da Patrulha, a vivência do Sistema de Patrulha e consequentemente o funcionamento da Unidade.

Foram hora e meia de partilha interessante deste tão importante tema. Já à terminar ficou o apelo a implementação do que foi abordado de modo a alcançarmos os objectivos preconizados para este ano escutista.

Exp. Jardel da Silva

2 comentários:

  1. olha exploradores que trabalham neste blog continuem a trabalhar porque nao é facil trabalhar para manter isto fofo como esta agora

    ResponderEliminar
  2. CANDIDADO A DIRIGENTE: RUBEN H.C.ARMANDO19 de março de 2011 às 04:05

    VOÇES SÃO DEMAIS DEPOIS DE VER TUDO ISSO AINDA QUEREM EU EU ENVIO UM COMENTÁRIO?
    FOGOOOO....ISSO É TECNOLOGIA
    PARABENS A EQUIPA DA III SECÇÃO E CONTINUA ASSIM FORÇA E CORAGEM OLA K NENHUMA ROCHA TRAVA O QUE VEM DE VOÇES, NEM MESMO Á DOA ROCHA PINTO
    ADORO O QUE VOÇES TÊM FEITO com todas as diferenças que temos...
    Respeito A VOSSA visão DO mundo, mesmo não sendo a DE MUITOS...
    Fico feliz ao perceber A VOSSA alegria NA CRIAÇÃO E NAS ACTIVIDADES...
    IREI Preocupo-me, quando VOÇÊS ESTIVEREM RELACHADOS...
    ESTAREI DO VOSSO lado para o que O DER e VIER...
    Sorrindo... Chorando...
    Concordando ou não...
    Seja lá como for...
    Saiba que: VOCÊ NÃO ESTARÃO SOZINHOS!
    JAMAIS ESTARÃO....
    CONTEM COMIGO.
    " Ruben Armando Agrupamento XIV"

    ResponderEliminar

PESQUISAR

Visualizações de página